Obediência que traz benefícios

Não sei se você gosta, mas eu amo feijoada apesar de certos episódios ruins. Lembro-me de uma vez que após saborear uma excelente feijoada, alguns minutos depois, parecia que eu tinha comido uma bomba!!!! Meu fim de semana literalmente foi de “rei” kkkk! Não caiu bem. Para mim, isso se assemelha um pouco quando os pais não conseguem se “comunicar” com os adolescentes, ao invés da conversa ser agradável, ela “não cai bem”. Conflitos surgem! Dias ou semanas problemáticos.

Um dos motivos é a intolerância com os mais velhos, desprezando a experiência. É cada vez maior o número de adolescentes que resistem a autoridade dos pais. Talvez você seja um desses que honram mais a juventude do que a velhice e, provavelmente, desconheça a vibe do 5º. Mandamento: “Honra teu pai e tua mãe, para que tenhas vida longa na terra que o SENHOR teu Deus te dá” (Êxodo 20.12). Onde o termo “teu pai e tua mãe”, no original, refere-se aos pais biológicos ou adotivos ou aos responsáveis legais. Fique ligado, pois honrar seus pais pode mudar sua vida e sua família!

Se fizermos uma pesquisa descobriremos que todo adolescente foi rebelde pelo menos uma vez na vida. Mas, a Bíblia nos conta que há muito tempo viveu um adolescente diferente. Foi obediente em tudo até à idade adulta! A vida dele marcou poderosamente a história da humanidade. Seu nome é Jesus Cristo, “que embora sendo Deus, não exigiu nem tampouco Se apegou a seus direitos como Deus mas pôs de lado seu imenso poder e sua glória, ocultando-se sob a forma de escravo e tornando-se como os homens. E Se humilhou ainda mais, chegando ao ponto de sofrer uma verdadeira morte de criminoso numa cruz.” (Filipenses 2.7-8)….

O texto não para por aí. O resultado da sua obediência foi: “Por causa disso que Deus O elevou até às alturas do céu e Lhe deu um Nome que está acima de qualquer outro nome. para que ao Nome de Jesus todo joelho se dobre no céu, na terra, e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus o Pai”. (Filipenses 2.9-11). Pela vontade humana Jesus não teria feito o que fez. No entanto, decidiu obedecer a vontade de Deus. Ele nos mostrou na prática o que é honrar os pais e por isso ficou registrado o resultado de sua obediência.

Primeiro, ele honrou Maria e José, seus pais terrenos, mesmo eles sendo pecadores e ele Deus! Na condição humana Jesus nasceu dela, portanto ela era sua mãe neste mundo. Mesmo sendo Deus ele não se considerou superior a eles e obedeceu segundo o mandamento “honra teu pai e tua mãe”. Muito diferente de hoje! Por orgulho e arrogância, vários adolescentes sentem-se os donos da verdade e superiores aos pais, verdadeiros “deuses”. Nunca erram, sempre estão “certos” e dão mais importância para o que diz sua geração do que os pais ensinam. Como diria Douglas Bond, “numa cultura que honra a juventude, honra teu pai e tua mãe não faz sentido algum”.

Idolatrar a juventude é desprezar a autoridade dos pais, é desonrar a Deus que confiou aos pais a autoridade e responsabilidade para cuidar e ensinar aos filhos. Baixe sua bola! Quando pensamentos e vontades rebeldes vierem lembre-se de Jesus. Não é uma questão de certo ou errado, mas de honrar aqueles que te amam. Se você não conseguir obedecê-los e respeitá-los, maior dificuldade terá em obedecer leis e também a Deus. A tolerância, respeito e limites são aprendidos dentro de casa quando obedecemos nossos pais. Se ignorados, problemas bem maiores teremos fora de casa.

Segundo, Jesus obedeceu a Deus Pai independente de desejar ou não sofrer as consequências. Cristo sabia o que ia acontecer, ele iria sofrer e morrer. Apesar disso, decidiu honrar o Pai. Sua obediência teve mais valor do que negar a cruz. Seu nome ficou conhecido e recebeu a honra que nenhum nome poderá ter. Seu nome tem poder para salvar e mudar a vida de muitos! “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”. (Atos 4.12)

E hoje? Quantas vezes você fez ao contrário? Quem não honra aos pais valoriza mais a rebeldia do que a obediência aos pais. Mude esse placar. Não desperdice sua força e inteligência com mentiras e rebeldias. Honre seus pais. Ame-os. Fazer isso pode significar abrir mão de jogar bola na hora que quiser, sair com os amigos, dormir até a hora que quiser, usar o whatsapp a qualquer momento, de namorar com certa pessoa, etc… Acredite, essas coisas não tem mais valor do que honrar os pais.

Faça isso e você mudará sua vida. Seus pais reconhecerão que você é digno de confiança e de responsabilidades maiores. Além disso, por obediência, você fugirá de amizades ruins que só seus pais poderiam alertar. Dando valor para as orientações deles, você terá mais condições de dizer não às drogas e outras futilidades, mesmo sendo tentado a experimentar. Você provavelmente viverá muito tempo e com melhor qualidade de vida por causa disso. Com o tempo, seus pais darão mais liberdade para você por confiarem mais em você. Cada vez mais terão orgulho de você.

Se liga nessa vibe, independe da idade devemos honrar nossos pais o máximo que pudermos. Desprezar esse mandamento é pecar contra seus pais e contra Deus. Fuja da rebeldia, busque obedecer. Caso tenha dificuldades,  tenha foco no que Jesus disse: “não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim”. (João 14.1) Se Jesus conseguiu, pela fé Nele, você também pode fazer o mesmo! Fale com Jesus, busque imitá-lo. Sua vida e de sua família mudarão e você poderá marcar sua geração.

Em Cristo e com amor,

Paulo Corrêa

Fontes

Douglas Bond

http://www.ministeriofiel.com.br/artigos/detalhes/832/Honra_Teu_Pai_e_Tua_Mae

Bíblia Viva

https://www.bibliaemail.com/al/pviva/biblia/form_leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.