10 coisas que você deve saber sobre a justificação pela fé

Este artigo faz parte da série 10 coisas que você deve saber .

1. A justificação pela fé é uma doutrina bíblica completa.

Alguns cristãos podem ficar surpresos ao saber que a doutrina da justificação pela fé não é encontrada apenas no Novo Testamento, mas também no Antigo Testamento. Gênesis nos diz que Abraão, em resposta à promessa de Deus, “creu no Senhor, e isso lhe foi imputado como justiça” ( Gên. 15: 6 ). Jó procurou justificar-se diante de Deus e no final renunciou à sua própria justiça (por exemplo, Jó 32:2; 42:1-6 ). Davi era um homem segundo o coração de Deus, e ainda assim fala da bênção da justificação independentemente das obras: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (Sl 32.1 ) ; “Não entres em juízo com o teu servo, porque nenhum vivente é justo diante de ti” ( Sl 143:2).). Isaías profetiza que o servo do Senhor “fará com que muitos sejam considerados justos, e ele levará sobre si as suas iniquidades” ( Isaías 53:11 ). E Habacuque nos ensina que “o justo viverá pela sua fé” ( Hb 2.4 ), uma verdade que ele também exemplificou em sua própria vida ( Hc 3.16-19 ). Finalmente, o próprio Jesus ensina esta doutrina na sua parábola do fariseu e do publicano, uma parábola que ele contou “a alguns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e tratavam os outros com desprezo” (Lucas 18:9 ) .

Assim, a justificação pela fé é uma doutrina ensinada por toda a Bíblia. Mas é ensinado mais claramente nas cartas de Paulo, o que leva ao meu segundo ponto:

2. A justificação pela fé é articulada de forma mais clara pelo apóstolo Paulo.

A maioria concorda que a doutrina da justificação pela fé é vista mais claramente nas cartas de Paulo, e especialmente nas suas cartas aos Romanos e aos Gálatas. Paulo resume o ponto de sua carta aos Romanos em Romanos 1:17 : “Porque nele [o evangelho] a justiça de Deus é revelada de fé em fé, como está escrito: ‘O justo viverá pela fé.’ ” Observe que modifiquei ligeiramente a ESV, mudando “de fé por fé” para “por fé em fé”, a fim de mostrar como “por fé” é usado duas vezes no grego original deste versículo. A justificação pela fé está no centro do argumento de Paulo nesta carta. Da mesma forma, está no centro do argumento de Paulo em Gálatas, que é bem resumido em Gálatas 2:16.: “mas sabemos que uma pessoa não é justificada pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, por isso também temos crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da lei, porque por obras da lei ninguém será justificado.”

Nesta última declaração, podemos ver como Paulo frequentemente contrasta a justificação pela fé com a justificação pelas obras da lei, o que leva ao meu terceiro ponto:

3. A justificação pela fé é outra forma de dizer que não somos justificados pelas nossas obras.

A justificação pela fé é o oposto da justificação pelas nossas obras de obediência à lei. Como diz Paulo em Romanos, “sustentamos que alguém é justificado pela fé, independentemente das obras da lei” ( Romanos 3:28 ). Ele também traça um contraste esclarecedor entre o trabalhador e o crente: “Ora, para aquele que trabalha, o seu salário não é contado como uma dádiva, mas como o que lhe é devido. E àquele que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé será contada como justiça” ( Romanos 4:4-5).). Lembre-se que Jesus também ensina que aquele que é justificado diante de Deus não é aquele que se vangloria da sua própria justiça, mas o pecador que clama a Deus por misericórdia. Isaías profetiza que a nossa justificação acontecerá através do sofrimento do servo pelas nossas transgressões. E Davi ensina que “ninguém que vive é justo diante de você”. Isto significa que nenhum de nós será justificado pelas nossas boas obras ou pela nossa obediência à lei. Pelo contrário, somos justificados pela fé em Cristo.

Mas espere. Se somos justificados pela nossa fé, isso ainda não é algo que fazemos? A justificação pela fé lança sobre nós mesmos o ônus da nossa justificação? Esta questão leva ao meu quarto ponto:

4. A justificação pela fé não significa que a nossa fé seja a causa última da nossa justificação.

Mais uma vez, Paulo ensina claramente que somos justificados pela nossa fé (por exemplo, Romanos 3:28 ). E, no entanto, ele não quer dizer com isso que a nossa fé é a razão última pela qual somos justificados. A razão última pela qual somos justificados é esta: Cristo “foi entregue [por Deus] por nossas transgressões e ressuscitou [por Deus] para nossa justificação” ( Romanos 4:25 ). Por que então Paulo diz que somos justificados pela nossa fé? Porque a nossa fé é aquilo que nos apoia e nos une a Cristo que foi crucificado pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Fé é a crença na verdade do evangelho, bem como a confiança no Deus do evangelho. É um ato de toda a pessoa interior (o coração, Romanos 10:9), que se dirige à palavra de Deus, ao próprio Deus, e especialmente a Cristo crucificado e ressuscitado. Mas se a nossa fé é o ato interior do coração crendo e confiando em Cristo, isso significa que as nossas ações exteriores não têm importância alguma para a justificação? Esta questão leva ao meu quinto ponto:

5. A justificação pela fé afirma que as boas obras decorrem necessariamente da fé.

A doutrina da justificação pela fé exclui as nossas obras de obediência à lei como meio ou causa da nossa justificação diante de Deus. Mas também afirma que atos de amor e boas obras decorrem necessariamente da nossa fé como fruto da nossa fé. Por exemplo, Paulo ensina que “em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão valem nada, mas somente a fé que opera pelo amor” ( Gálatas 5:6 ). E Tiago ensina que a nossa fé é “completa pelas” nossas obras ( Tiago 2:22 ), concluindo que “uma pessoa é justificada pelas obras e não somente pela fé” ( Tiago 2:24).). Superficialmente, isto parece corrigir e até contradizer o ensino de Paulo sobre a justificação pela fé. Mas é melhor ver Tiago corrigindo uma deturpação do ensino de Paulo – uma que diria que nossas obras não têm importância alguma (cf. Rom. 3:8 ). Em contraste, Tiago ensina que nossas obras são importantes. A fé genuína deve resultar em boas obras. Paulo também ensina que a justificação pela fé resulta na inclusão dos crentes gentios como parte do povo de Deus, o que leva ao meu próximo ponto:

6. A justificação pela fé resulta na inclusão de todos os crentes como povo de Deus.

Uma conclusão necessária da doutrina paulina da justificação pela fé é a ideia de que Deus justificará tanto os crentes judeus como os crentes gentios. Se “todos pecaram” e “são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” ( Romanos 3:23-24 ), então segue-se que Deus é o Deus não apenas dos crentes judeus, mas dos crentes gentios. Paulo destaca esse ponto em Romanos 3:29-30 : “Ou Deus é o Deus somente dos judeus? Ele não é Deus dos gentios também? Sim, dos gentios também, visto que Deus é um – que justificará os circuncisos pela fé e os incircuncisos pela fé.” Novamente, em Romanos 4:9ele pergunta: “Essa bênção [de justiça independente das obras] é apenas para os circuncisos, ou também para os incircuncisos?” Paulo conclui fortemente a favor da última opção. A inclusão dos gentios é um ponto corretamente enfatizado pela Nova Perspectiva sobre Paulo, embora os estudiosos que defendem esta visão tendam a ver erroneamente a inclusão dos gentios como o significado essencial da justificação pela fé, e não como um resultado necessário da doutrina da justificação pela fé. .

Vemos então que a justificação pela fé tem implicações corporativas. A nossa justificação diante de Deus pela fé resulta na criação de uma família de fé que inclui todos os crentes, judeus ou gentios, escravos ou livres. No entanto, a doutrina ainda fala fundamentalmente sobre a posição do indivíduo diante de Deus, algo que foi bem captado pelas suas formações teológicas na história da igreja. Isso leva ao meu sétimo ponto:

7. A justificação pela fé é uma doutrina protestante.

A doutrina da justificação pela fé, tal como a consideramos hoje, foi formulada por teólogos protestantes na época da Reforma. Pensamos imediatamente na fórmula “justificação somente pela fé”. Esta é uma forma de captar o ensino da Bíblia de que não podemos ser justificados diante de Deus pela nossa justa obediência à lei, mas apenas pela nossa fé na satisfação e no mérito de Cristo em nosso favor. “Somente a fé” não significa que as obras não tenham qualquer importância, porque os teólogos protestantes são rápidos em afirmar que, embora a justificação seja “somente pela fé”, esta fé justificadora “nunca está sozinha”, mas é necessariamente acompanhada pelo amor e pelas boas obras. Uma segunda formulação importante para a doutrina da justificação é a imputação. Porque estamos unidos a Cristo pelo Espírito e pela fé, os nossos pecados foram imputados à sua conta, e a sua justiça foi imputada em nossa conta. A imputação é uma tentativa de capturar a verdade das declarações bíblicas como2 Coríntios 5:21 : “Por nossa causa ele [Deus] fez pecado aquele [Cristo] que não conheceu pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus.” Aqui Paulo não quer dizer que Deus realmente fez de Cristo um pecador, mas que ele imputou o nosso pecado à conta de Cristo, assim como, na declaração paralela, ele imputou a sua própria justiça à nossa conta.

Assim, assim como a nossa doutrina da Trindade está associada às formulações do Concílio de Nicéia, também a nossa doutrina da justificação pela fé está associada às formulações da Reforma Protestante. Mas isso não significa que os cristãos antigos não acreditassem ou experimentassem a doutrina, o que leva ao meu oitavo ponto:

8. A justificação pela fé é uma antiga doutrina cristã.

A articulação formal da doutrina da justificação pela fé decorre da Reforma da igreja ocidental iniciada no século XVI. Mas a doutrina da justificação pela fé foi ensinada e experimentada pelos cristãos muito antes da Reforma. Já vimos isso na Bíblia, mas também lemos sobre esta doutrina nos pais da igreja. Por exemplo, na defesa do Cristianismo do século II ou III, chamada Epístola a Diogneto, encontramos esta bela passagem: “Ele [Deus] não nos odiou, nem nos rejeitou, nem guardou rancor de nós; em vez disso, ele foi paciente e tolerante; na sua misericórdia, ele tomou sobre si os nossos pecados; ele mesmo entregou seu próprio Filho como resgate por nós, o santo pelos iníquos, o inocente pelos culpados, o justo pelos injustos, o incorruptível pelos corruptíveis, o imortal pelos mortais. Pois o que mais, a não ser a sua justiça, poderia ter coberto os nossos pecados? Em quem foi possível que nós, os iníquos e ímpios, fossemos justificados, exceto somente no Filho de Deus? Ó, doce troca, ó obra incompreensível de Deus, ó bênçãos inesperadas, que a pecaminosidade de muitos esteja escondida em uma pessoa justa, enquanto a justiça de alguém justifique muitos pecadores!” (Diogno. 9:2–5).

A promessa de Deus no evangelho é que ele justificará os ímpios e até mesmo trará os mortos à vida em Cristo.

Pode-se ver aqui que a justificação pela fé, como diz JI Packer em seu artigo clássico sobre o assunto, é uma doutrina não apenas a ser articulada, mas a ser experimentada. Mas, infelizmente, é também uma doutrina que tem sido cercada de controvérsia, o que leva ao meu nono ponto:

9. A justificação pela fé é uma doutrina combativa.

Parece que a doutrina da justificação pela fé muitas vezes se encontra no meio de controvérsias. Paulo fala disso em seu conflito com os falsos mestres que estavam incomodando os gálatas por não serem circuncidados. E os teólogos protestantes articularam-no formalmente na sua tentativa de reformar a igreja ocidental. Poderíamos dizer então que é uma doutrina “polêmica”, na medida em que ataca ativamente a falsa doutrina; mas Paulo e os reformadores também defendiam a verdade do evangelho – o evangelho que Paulo havia recebido de Deus ( Gálatas 1:11–12).) e o evangelho que os reformadores receberam das Sagradas Escrituras. Hoje, entre os evangélicos, herdeiros da reforma inglesa, esta doutrina ainda é frequentemente combatida. Isto pode ser desanimador, especialmente numa época em que parece que o conflito está à espreita em cada esquina. Mas talvez também possa ser encorajador o facto de não sermos os primeiros a entrar em conflito sobre esta doutrina. Na verdade, as doutrinas mais importantes na história da igreja são tipicamente forjadas no contexto da controvérsia.

Mas o meu último ponto lembra-nos que a articulação, a experiência e até a controvérsia da justificação valem a pena, porque:

10. A justificação pela fé traz glória a Deus.

Há algo na justificação pela fé que dá glória especial a Deus. Paulo diz o seguinte sobre a fé de Abraão: “Nenhuma incredulidade o fez vacilar em relação à promessa de Deus, mas ele se fortaleceu em sua fé ao dar glória a Deus, plenamente convencido de que Deus era capaz de fazer o que havia prometido” (Romanos 4) . :20–21 ). A promessa de Deus no evangelho é que ele justificará os ímpios e até mesmo trará os mortos à vida em Cristo. Assim, quando nós, como Abraão, reconhecemos que o evangelho é verdadeiro e confiamos que Deus o fará, damos-lhe glória particular através de Jesus Cristo. É por isso que ele diz que o grande objetivo de ouvir o evangelho, crer nele e receber o Espírito como pagamento inicial de nossa herança futura é tudo “para louvor da sua glória” (Efésios 1:14 ) .

Mais uma vez vemos que a justificação pela fé não chama a atenção para nós mesmos e para a nossa grande fé, mas sim para Cristo e para a grande obra de redenção de Deus através dele. “Que para ele haja glória eterna. Amém” ( Romanos 11:36 ).

Kevin W. McFadden é o autor de Fé no Filho de Deus: O Lugar da Fé Orientada a Cristo na Teologia Paulina .

Tradução via Google Translator

Fonte: https://www.crossway.org/articles/10-things-you-should-know-about-justification-by-faith/