21 anos com Cristo!

“Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus” (Filipenses 3.12)

Hoje, pela graça de Deus, completo 21 anos que fui justificado por Deus Pai! Eu só tenho a agradecer a Deus por maravilhosa salvação! Por isso, desejo compartilhar minha alegria  falando um pouco do meu testemunho como tenho feito em outros anos. Espero que você seja abençoado em nome de Jesus e que o Espírito Santo fale ao seu coração.

Depois que conheci Jesus, minha vida mudou completamente. Ele me resgatou da perdição e de amizades ruins que se aproximavam de mim como urubus. Eu estava morto e cego na escuridão dos meus pecados, como tantos outros ainda estão. Eu não queria saber de Jesus. Com a boca repetia textos bíblicos, aquilo que eu achava bom segundo aprendi na tradição religiosa da minha família, mas meu coração estava longe de Jesus. Nada disso me fez ou poderia fazer alguém conhecer o Deus Criador dos Céus e da Terra. Somente pela Palavra de Deus podemos conhecer Jesus. Coisa que eu só descobriria depois.

Por um lado, eu me achava “bom”, e por  outro eu negava o Deus Bom! Hoje eu sei que ninguém consegue ser tão bom quanto Jesus, por isso você e eu precisamos de salvação. Precisamos de Jesus!  Erradamente eu cria que seria aceito por Deus pelo meu esforço e não somente pelo que Jesus fez por mim naquela cruz. Ele, o Justo, sem pecado e perfeito, veio morrer no lugar de injustos como você e eu. Sim, aquela morte era para nós, mas Ele nos substituiu. Porque nascemos pecadores, merecemos a condenação eterna, a ira de Deus, a nossa punição! Com certeza essa é pior notícia de todas.

Mas, há 21 anos eu ouvir as Boas Novas, a melhor notícia de todas e superior a qualquer má notícia que você e eu possamos receber. Diz assim a Palavra de Deus: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3.16-18).

De forma sobrenatural a fé em Jesus veio até mim pela pregação do Evangelho de Jesus. Naquele momento, 12.01.2003, o amor de Deus tomou meu coração e o meu coração descansou nesse amor. Inexplicavelmente meus olhos foram abertos pelo Espírito Santo de Deus. Eu fui ressuscitado da morte espiritual, da morte em meus pecados. Fui vivificado pela fé em Jesus! (Confira Efésios capítulos 1 e 2). Prossegui em conquistar aquilo para o qual fui conquistado por Cristo Jesus. Ele pagou minha dívida com Deus Pai, libertou-me da maldição e me justificou pela fé em Jesus que recebi pela pregação que ouvi. Desde então eu busco viver, apesar das minhas falhas, uma vida santa segundo o Evangelho para agradar a Deus, porque para isso fui conquistado!

Recebi vida em Jesus para viver pela fé nEle! Fui conquistado por Cristo para vivê-lo. O que antes considerava uma vantagem – a crença de que minha salvação dependia de meus esforços e boas ações – agora vejo como uma perda, em comparação com a obra redentora de Cristo. Minha salvação foi consumada pelo que Jesus fez por mim, não pelas minhas próprias obras. Tudo o que faço de bom após a minha salvação é dedicado à glória de Deus, por amor a Jesus e ao próximo.

Por causa de Jesus, eu deixei a ilusão de que minha justiça própria poderia contribuir para a minha salvação. Agora, percebo que ela é dispensável para esse propósito. Para eu viver cada vez mais próximo de Cristo e ser achado nEle, é essencial que eu cresça em santidade e confiança nEle, à medida que abandono minha dependência na minha justiça pessoal, derivada das boas obras. Assim, procuro depositar confiança naquela justiça que foi creditada (imputada) em mim mediante a fé em Cristo – a justiça que procede de Deus, baseada na fé. (Filipenses 3.8-9)

Devido a essa justiça, sinto o desejo e a responsabilidade de realizar boas obras, de conhecer a essência de Cristo e a força de sua ressurreição. Busco participar de seus sofrimentos e moldar minha vida à Sua imagem, assemelhando-me a Ele em Sua morte, com a esperança de, de alguma forma, alcançar a ressurreição dos mortos naquele último dia quando Jesus voltar. Este é o objetivo maior daqueles que foram justificados pela fé em Jesus somente. Sei muito bem que ainda não alcancei a perfeição, porque nunca serei totalmente bom e santo enquanto Jesus não voltar. Mas, em breve Ele voltará, Ele prometeu!! Então, viveremos plenamente a vida eterna prometida! Tudo será novo e melhor para sempre! Até esse dia chegar, uma coisa eu continuarei fazendo (e todos que creem em Jesus precisam fazer):  “esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13-14).

Queridos, minha oração é que vocês também entrem nessa jornada com Jesus! Que seja uma caminhada de fé em Jesus, marcada pelo crescimento no arrependimento de pecados, pela dependência de Jesus e pela prática viva do Seu Evangelho, perseverando na fé até a Sua gloriosa volta!  Independente dos pecados que você tenha cometido, se você se arrepender deles, deixá-los e confiar em Jesus, você experimentará o perdão, a libertação do domínio do pecado, será justificado e vivificado para viver pela fé em Jesus. Você terá uma vida com Deus, onde a alegria e o contentamento em Jesus superarão qualquer adversidade ou tristeza terrena. Quanto à esperança, será inabalável em Jesus. Em relação à morte física, será considerada como lucro para aqueles que depositam confiança no Senhor. Temos a promessa da vida eterna e a certeza de que a viveremos na nova criação quando Jesus retornar. Creia nisso e viva pela fé em Jesus hoje mesmo. Amém.

Em Cristo e com amor,

Pastor Paulo Corrêa