Perseguido por causa da justiça

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:10)

Quem gosta de ser perseguido ou maltratado? Acredito que, em condições normais, qualquer pessoa diria: NINGUÉM!! Pela história, os seguidores de Cristo sempre sofreram algum tipo de perseguição, em menor ou em maior grau. No entanto, atualmente muitos ignoram esse fato. Pregam um cristianismo barato. Defendem que a prosperidade aqui na terra é o mais importante. Alegam ser o pecado algo relativo. Parecem mais com o mundo do que com Cristo. Talvez por causa disso, muitos acreditam que perseguição seria coisa do passado.

Se atentarmos para o contexto em que Jesus Cristo mencionou as bem-aventuranças, veremos que os objetivos seriam dar ânimo e esperança para os seus seguidores, e mostrar quem seriam seus verdadeiros discípulos. Note que após falar sobre as bem-aventuranças Ele diz.. “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mt 5:12). Sem dúvidas, Cristo deixou claro que todos que proclamaram as verdades do Reino de Deus foram perseguidos. Com os seus seguidores não seria diferente. Essa verdade também se aplica hoje para todos que fazem parte da Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Em seguida O Salvador ensina, através de uma comparação, o motivo da perseguição. Disse Jesus: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens” (Mt 5:13). O sal só é o que é por causa do sabor. Da mesma forma, só é seguidor de Cristo quem vive sua Palavra e sofre as consequências disso. O apóstolo Paulo, também, ensinou a Timóteo sobre esse princípio. Disse ele: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3:12). Entende-se aqui, que viver piedosamente é viver de acordo com as exigências de Deus, ou seja, segundo a sua Santa Palavra [1] .

Até o versículo 16 do evangelho de Mateus, O Salvador continua dando outros exemplos nesse sentido: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:14-16).

Não existe discípulo, se antes não houver mudança de vida oriunda do novo nascimento. Sem essa transformação, não há testemunho de salvação por isso é impossível ser luz diante dos homens… Não se pode sofrer por Cristo sem pregá-lo através de palavras e do testemunho de vida. Mas, para aqueles que pertencem a Igreja do Senhor Jesus, além das lutas, também existem grandes promessas: “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso” (Tg 5:11). Como vivia Jó? Dizem as escrituras: “…era homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal” (Jó 1:1).

Diante disso, pode-se compreender porque a perseguição é uma marca da Igreja de Cristo. Quando uma pessoa crê em Cristo, está é justificada pela fé nas obras realizadas por Jesus! Sim, Ele morreu em nosso lugar naquela cruz. Tudo que Ele fez por nós foi para nos salvar da ira de Deus pelos nossos pecados. Por isso, somos salvos pela fé em Cristo, cremos que suas obras e sacrifícios em nosso lugar foram suficientes para nos salvar! Nascemos de novo, não pela vontade do homem, mas sim pela vontade de Deus somente. A partir desse momento a justiça de Cristo é transferida definitivamente para os que creem no Filho de Deus, e a condenação e a culpa por todos os pecados (passados, presente e futuros) é transferida de uma vez por todas para Cristo.

É assim que Deus declara justos pecadores. Por causa da justiça do seu Filho que é imputada em todo aquele que crê Nele e se arrepende dos seus pecados. É um ato exclusivamente divino! Um pecador passa em definitivo de um estado de “condenado” para “justificado ou justo”. Ele é absorvido da condenação eterna e da culpa de uma vez por todas!! A mesma coisa aconteceu no AT, quando Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça (cf. Rm 4:3). Ele foi frutificado pela fé!

Se há justificação é porque antes aconteceu a regeneração(novo nascimento). Então haverá santificação progressiva na vida do salvo até a volta de Cristo! O salvo começa a agir diferente pela fé e busca ser íntegro, reto, temente a Deus e desviar do mal assim como Jó. Inicia-se a luta  contra o pecado por amor a Deus. Mesmo que a mudança seja gradual e incompleta aqui neste mundo, é impossível não notá-la. Ela incomoda os carnais, pois eles não conhecem a Deus e não aceitam um viver segundo a Palavra de Deus nem uma fé que faça a diferença em meio a uma sociedade caída…

Cristo ao dizer “as raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc 9:58) alertou que seguir ao Filho de Deus não seria algo fácil e confortável. As raposas e as aves estariam em melhores condições do que Cristo e seus discípulos. A pregação da justiça do Reino de Deus sempre encontrará resistências.

Através da Palavra pode-se então ter certeza que a perseguição não é coisa do passado, ainda existe. Em alguns lugares ela é mais intensa e violenta, porém em outros ela pode ser pouco notada e sutil. O fato é que ela sempre existirá, por isso disse Jesus: “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa” (Mt 5:11). Ela é uma marca dos verdadeiros discípulos do Senhor.

Dessa forma, um verdadeiro salvo deve mortificar seus pecados até a volta de Cristo – subjugando seu corpo, e reduzindo-o à servidão, para que, pregando aos outros, não venha de alguma maneira ficar reprovado (cf. 1Co 9:27). Ao fazer isso, com certeza ele será perseguido. Mas, há esperança. Jesus venceu o mundo e estará com sua Igreja até o fim!

Lembre-se, o reino dos céus está garantido para aqueles que sofrem por Cristo!! “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. A porta é estreita e o caminho não é largo, mas a vitória é certa no nome de Jesus. Se você ainda não o segue nem sofre por Ele, não perca mais tempo com seus pecados. Arrependa-se e siga o único caminho que te levará para o céu – Jesus Cristo. Pois sofrimento maior será na condenação eterna, no inferno, onde será encontrado todos aqueles que não quiseram Cristo por causa dos sofrimentos pela fé Nele aqui neste mundo. Venha, Cristo sempre estará de braços abertos para todo pecador que se arrepende e o receber como único Senhor, Deus e Salvador!

Em Cristo e com Amor,
Paulo Corrêa

Bibliografia de apoio

[1] DOUGLAS, J.D. O Novo Dicionário da Bíblia. 2006. Ed. Vida Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.