Alguns acreditam que Paulo estava com tendências suicidas quando disse até da vida desesperamos(2 Coríntios 1.8), no entanto concordo com a posição do Pr. Wilson Porte que diz: “O foco de suas palavras está no propósito de Deus de dar conforto àqueles que estão vivendo dias de desespero na vida (e da vida)…Não creio que chegue a tanto. Não foi esse o objetivo de Paulo ao escrever essas palavras, e sim, demonstrar a graça de Deus no sustentar daqueles que passam por tribulações na vida, tribulações que fazem com que eles não consigam enxergar uma saída à sua frente. Esta era uma lição preciosa para seus leitores.”
A Bíblia nos mostra como ajudar pessoas nessa situação. Devemos consolar os abatidos como Tito fez. Orar por eles e orar junto com eles. Apoiá-los até que tenham forças para andar sozinhos. Pois, existem momentos em que não conseguimos “sair do lugar”…
Wilson Porte Jr. é Bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e mestre em teologia-histórica pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper (CPAJ) da Universidade Mackenzie. Pastoreia a Igreja Batista Liberdade, em Araraquara, e é professor no Seminário Martin Bucer e na Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares, na qual ministra a disciplina História da Igreja.