A combinação perfeita

Desde criança uma das minhas paixões é o famoso café com leite! Amo essa bebida. Uma das coisas que sempre me intrigaram foi o fato de que uma vez misturados, café e leite nunca se separam. Juntos tem um gosto e aroma diferente. Não consigo explicar, mas é uma combinação perfeita!

Nem parece que duas substâncias diferentes se juntaram para formar a mais conhecida bebida do mundo, o café com leite! O que acontece com essa mistura é semelhante ao que deveria acontecer com o CONHECIMENTO da Palavra de Deus e a nossa FÉ em Cristo. Precisa ser uma mistura perfeita.

Sozinhas a teoria ou a experiência são insuficientes para tranquilizar nosso coração. Isso você já deve ter percebido! Mas talvez não notou que ambas dependem do conhecimento da Palavra, se quisermos acalmar nosso coração e acabar com a angústia ou ansiedade…  

Estou terminando de ler o livro “O Pastor como mestre & O Mestre como Pastor”, onde um dos autores é o pastor John Piper. Ele disse em um dos capítulos a seguinte frase “o pensar correto sobre Deus existe pra prover sentimentos corretos para com Deus“. Ao ler isso, parei. Pensei. Então refleti. Se entendi certo, não temos que ter apenas o conhecimento sobre Deus, mas um correto pensamento dele para que tenhamos proveito para o nosso coração.

E como saber se nosso entendimento está correto ou não? O apóstolo Paulo nos ajuda na resposta: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)

Então, um pensamento correto sobre Deus precisa, necessariamente, incendiar nossa Fé em Deus! Quando isso acontece nosso coração é impactado! Porque “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarda nosso coração e mente em Cristo Jesus”. Essa paz só pode existir se de fato confiarmos que Deus está no controle da nossa vida. A Palavra de Deus afirma que Ele está! Assim diz o Senhor: “Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer?” (Isaías 43.13). Esse entendimento correto alimenta nossa fé e mexe com nosso coração.

No texto de Filipenses 4.13, “posso todas as coisas em Cristo que me fortalece”, Paulo quis dizer que teve a experiência de conseguir viver para Deus, ou seja, contente em toda e em qualquer situação. Acompanhe os outros versos, 11 e 12.

“aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.” (Filipenses 4.11-12)

Esse “contente” está no sentido de “contentamento”. Quando temos fé em Cristo, ele se torna suficiente em nossa vida. Ele nos ajuda a nos contentarmos com que temos por amor a ele.

Isso gera força e incendeia nosso coração para suportarmos as dificuldades da nossa vida sem cometermos suicídio, automutilação, agredir aos outros, mergulhar na embriaguez, nas drogas, ceder às relações e sentimentos homossexuais, cometer adultério quando o casamento não vai bem,  etc…

Por outro lado, esse texto também afirma que em Cristo é possível termos forças para não usufruirmos das riquezas e da fartura de forma irresponsável. Como gastar com embriaguez, com sexo fora do casamento, comprar roupas e objetos somente por prazer, deixar de ofertar à igreja, menosprezar os outros (bullying), e de achar que merecemos mais do que os outros porque temos dinheiro.  Também nos impede de vivermos criminosamente, de comprarmos votos e o silêncio dos outros, de entrarmos na corrupção política e de mandarmos matar pessoas que poderiam nos prejudicar.

Por tanto, o que Paulo disse é bem diferente e mais abrangente do que a ideia errada de podermos ser bem sucedidos em tudo, somente porque está escrito “posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4.13). Se você continuar pensando errado sobre Cristo, só haverá frustração e fará esse texto “perder” a força que tem!  Resultado? você terá frustração, ansiedade, etc… Então começarão as desculpas bem conhecidas…, “é falta de fé”, “a pessoa está em pecado”, “oração fraca e sem poder”,…. quando o problema, nesse caso,  seria o mal entendimento e utilização do texto.

Precisamos entender que Cristo não prometeu prosperidade financeira ou o fim de todos os problemas para quem cresse nele, mas prometeu uma vida nova com Deus. Onde o correto relacionamento com Deus e com as pessoas estarão sempre em primeiro lugar, mesmo na fartura ou na escassez. (1 João 2.7-11)

Uma vez que a fé em Cristo é alimentada pela Palavra de forma correta (ou seja, segundo o entendimento da Bíblia), o nosso coração é impactado pelo poder de Deus e reflete essa combinação perfeita! Seja lá o que for que esteja te deixando ansioso, primeiro leia (no mínimo 3 vezes) o texto que a Palavra ensina sobre o assunto e depois medite para entender o texto e descobrir como ele pode se CONECTAR e ALIMENTAR sua fé em Cristo. Por fim, não se esqueça de orar sobre o texto e sua situação. Fale com Deus! Lembre-se que a Fé em Cristo e o Conhecimento devem andar juntos, é uma combinação perfeita! Separados, nosso coração sofre e a ansiedade toma conta de nós, tirando a nossa paz.

Em Cristo e com amor,

Paulo Corrêa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.