Esboço da Carta aos Romanos (Cap2)

I. O problema humano

a) Merecemos a ira de Deus

Paulo continuará, até o terceiro capítulo, mostrando que todos os seres humanos são culpados, pecadores e merecedores da IRA DE DEUS. Somos pecadores do início ao fim da nossa vida! Por isso, merecemos a justiça de Deus, a sua IRA. Somente com o conhecimento do evangelho de Jesus Cristo temos condições de receber a fé, para o arrependimento dos pecados, que nos abrirá os olhos para a salvação. E assim, seremos salvos da condenação em definitivo!

Aos que se arrependerem, “receberão a vida eterna e perseverarão em fazer o bem, procurando glória, honra e incorruptibilidade”(vs. 7). Mas, os que não se arrependerem: “indignação e ira aos que são contenciosos e desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade” (vs. 8).

b) O cumprimento da lei não traz o arrependimento

Ele enfatiza que é a bondade de Deus que traz o arrependimento ao ser humano e não o cumprimento da lei. As vezes somos levados a condenar a prática dos outros e esquecemos que, também, somos pecadores. Não temos condições de escapar do julgamento divino pelo “simples” cumprimento da lei.

c) Deus não faz acepção de pessoas

Todos, judeus ou não, são culpados e merecem a IRA de DEUS. É nesse contexto que Paulo fala que Deus não faz acepção de pessoas. Não importa a nacionalidade da pessoa,  pois “todos aqueles que pecam sem conhecer a lei de Deus se perderão sem essa lei; mas todos aqueles que pecam conhecendo a lei serão julgados por ela” (vs. 12).

d) E os que nunca ouviram a Palavra da Salvação?

Paulo fala que a lei de Deus foi escrita no coração do ser humano, por isso de alguma forma temos uma noção do que é/ou não bom e por isso o todo ser humano tem condições comprir certas leis morais sem conhecer o verdadeiro Deus. Lembremos que nem todos são ladrões, perigosos, etc.. Porém, devido ao pecado, nenhum de nós por natureza tem condições de gerarmos fé para a salvação! A fé salvadora vem somente pelo conhecimento da Palavra de Deus (Rm 10.17).

Por isso, é urgente pregar o evangelho da salvação. As pessoas que nunca ouviram falar de Jesus estão perecendo sem o conhecimento da verdade. Não há salvação sem o conhecimento do evangelho. Se não há novo nascimento, então não existe fé em Cristo para salvação. 

Os segredos ocultos dos moralistas serão julgados, então será revelado se a motivação para viver a lei de Deus é a crença em Cristo como Salvador e Senhor, ou não (vs. 13-16). Quando essa pessoa morre sem crer em Jesus Cristo, significa que NADA do que ela fez na vida foi baseada pela crença em Jesus Cristo. Como está escrito, “quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” (João 3.18)

 

II. Os judeus são indesculpáveis

a) Sobre os legalistas

Paulo ataca os legalistas. Os judeus possuem a lei, mas não conseguem praticá-la por completo. Em alguns pontos cobram tanto dos outros, porém não conseguem fazer o que ensinam. O nome de Deus é blasfemado, quando crentes seguem esse exemplo!

b) O valor da circuncisão

Por fim, Paulo lembra do valor da circuncisão. Se o judeu é circuncidado (bem, essa parte da lei foi “fácil” de cumprir!), mas não consegue cumprir o restante, então a sua circuncisão é invalidada. Quando isso acontece, significa que este judeu não é considerado como judeu!

Então Paulo fala uma verdade que muitos legalistas(judeus ou não) não querem aceitar por causa dos seus pecados ocultos:

O verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer. E o louvor que essa pessoa recebe não vem de seres humanos, mas vem de Deus.( vs. 29)

III. Conclusão

Não são as obras que vão mudar o coração do ser humano, levando-o ao arrependimento (Rm 2.4). Mas, a fé dada ao homem pela bondade de Deus  mediante o Evangelho de Jesus! Isso faz com que o ser humano sem merecimento, receba a fé (GRAÇA). Arrependendo-se dos seus pecados, para a Salvação em Cristo Jesus.

Fontes:

1. Champlin, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Volume 3, p.613.

2. Bíblia VIVA/ARA/Linguagem de Hoje

3. Phillipis, J. B. Cartas para Hoje

4. Murray, John. Comentário Bíblico Fiel – ROMANOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.