A psicologia ao se infiltrar na igreja, tem contribuído para retirar a responsabilidade do ser humano pelos seus pecados. Pois defende a não existência do pecado, elevando o ego, e fazendo com que todos acreditem que a salvação é por merecimento. A Bíblia nos exorta a conhecer quem Deus é: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado, declara o Senhor.” (Jeremias 9:23-24)
Somos transformados pelo poder regenerador do Espírito Santo em nossas vidas. A partir disso, o processo de santificação durará até o fim. Conhecer os atributos de Deus é conhecer mais a Deus, isso faz parte do processo de santificação. Resultado:
1- Nos tornamos mais humildes: Ao conhecer a supremacia de Deus, reconhecemos a nossa miséria, e assim recebemos graça da parte de Deus, pois está escrito:¨”Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. (Tiago 4:6).
2- Nosso temor a Deus cresce: “Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor.” (Filipenses 2:12). Muitas pessoas vivem hoje na prática do pecado, e não levam a sério uma vida de santidade porque não temem a Deus, porque não O conhecem.
3- Nossa gratidão aumenta: Percebemos o quando somos pequenos e o quanto Deus é superior! Isso aumenta nossa gratidão tanto pela Salvação como também pelas bênçãos que recebemos diariamente. Portanto, ao saber que Deus é soberano e que Ele tem um propósito para tudo que acontece, nossas murmurações diminuem.
4- Mortificamos o pecado: Quando sabemos quão Santo Deus é, nós passamos a odiar mais o pecado, e isso nos leva a ter maior diligência e vigilância na santificação.
5- Percebemos urgência no evangelismo: Ao sabermos que Ele é fiel, que Ele cumpre todas as Suas promessas, inclusive a Sua ira que está sobre aqueles que não crerem em Jesus, nós desejaremos alertar as pessoas acerca disso e falar do evangelho, mostrando Jesus como único caminho.
6- Desejamos glorificar mais a Deus: o apóstolo Paulo teve sua vida transformada no caminho de Damasco após ter conhecido o verdadeiro Deus: “Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.” Filipenses 1:20-21. O desejo de Paulo era que até na sua morte, Jesus fosse glorificado!
Desse modo, conhecer os atributos de Deus, significa conhecer mais profundamente a Deus, pois fomos criados para adorá-lo porque Ele merece e não com o intuito de obter em troca favores ou bênçãos da parte Dele. Muitos dizem que já conhecem a Deus, mas na verdade, criaram um ídolo em suas mentes. Alguns teólogos dizem que, nós cristãos, nunca chegaremos ao ponto de conhecer Deus completamente, e nem durante a eternidade conseguiremos tal feito, pois Deus é Eterno. Sendo assim, comecemos agora como diz as escrituras: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo.” (Oseias 6:3).
Em Cristo e com amor,
Pr. Paulo Corrêa
Fontes:
Os Atributos de Deus A.W. Pink
2ª acusação à igreja moderna – Paul Washer – “Um desconhecimento de Deus”
Versão da Bíblia utilizada : NVI
Integra a equipe de pastores do presbitério da Igreja Batista Reformada de Brasília, Águas Claras/DF. Fundador e Editor do Ministério Justificação pela Fé. É formado em Teologia Livre pelo Seminário Martin Bucer/SP, pós-graduado em Pregação Expositiva e mestrando em Teologia Sistemática pela Faculdade Teológica Reformada de Brasília/DF. É Casado com Pâmela Corrêa, com quem tem uma filha, Ana Corrêa.
Para convites para ministração, acesse: http://tiny.cc/jl5trz