Ouvidos no altar do Senhor Jesus

Por Roberto da Silva Santos

Sabe, tenho conhecido pessoas ao longo dos anos que estimulam a fofoca, a maledicência, os boatos e as mentiras proferidas por causa do seu prazer em ouvir e saber o que se diz e o que se comenta pelos cantos. Seus ouvidos estão sempre prontos para dar atenção a uma murmuração e a uma novidade a respeito de alguém. Ouvidos que se deleitam em saber histórias aumentadas e em tomar ciência de questões que nada edificam. Também vemos que muitos males proliferam porque encontram ouvidos receptivos. Músicas imorais se propagam porque muitos gostam de ouvi-las. Mensagens enganosas ganham repercussão porque pessoas há que as ouvem. Piadas picantes ganham público porque ouvidos se abrem para elas. Erros são divulgados porque ouvidos se sentem felizes em dar-lhes atenção.

A orientação da Bíblia recomenda que nossos ouvidos estejam atentos às palavras do conhecimento, a saber, a palavra de Deus, segundo Provérbios 23.12 que nos diz: “Aplica o teu coração à instrução e os teus ouvidos às palavras do conhecimento”. Ao invés de ouvidos que perdem tempo com o que não edifica e nem acrescenta, a mensagem da Bíblia deve ocupar nossas atenções. Escrevendo a Tito, pastor e discípulo do Apóstolo Paulo, a Bíblia orienta para que nos desviemos de falsos ensinos, detendo nossa atenção na verdade: “Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade” (Tito 1.14). Lamentavelmente, a Bíblia nos mostra o que marcaria os nossos dias: “E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Timóteo 4.4). O alerta de Deus nos mostra que nos tempos finais as pessoas, a começar pelos crentes, estariam mais atentos às fábulas, às heresias, aos falsos ensinos do que para a mensagem genuína e verdadeira do Senhor.

Então perguntamos: seus ouvidos estão postos no altar de Deus? O caminho para que isso aconteça é deixar o Senhor colocar um filtro nesta porta de entrada tão importante de nossa vida que são os nossos ouvidos. Isso implica em recusar palavras que não edificam, deixar de lado conversas que não acrescentam, cortar comentários impróprios, fechar os ouvidos a críticas malignas, recusar-se a ter os ouvidos usados para saber de assuntos que sequer se sabe são verdadeiros ou não.

Colocar os ouvidos no altar de Deus é buscar ouvir a verdade, as versões na fonte correta, é deixar que a palavra de Deus tenha prioridade em nossa vida, é deixar que a voz do Espírito Santo fale cada vez mais alto e forte aos nossos ouvidos.

Que o Senhor dê a você a bênção de fazer de seus ouvidos uma porta de entrada para palavras boas e edificantes, palavras que levem você a louvar e exaltar o nome do Senhor.

Fonte: Igreja Batista Central de Taguatinga

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.