Por intermédio do Espírito Santo

Hoje, vamos analisar o 2º versículo do primeiro capítulo. Vejamos:

“Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera.” (At 1.1-2)

 

Observe bem essa frase: …depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo… Olhe de novo!!! Pare!!! Pense!!!

Sei que você já leu várias vezes esse texto, mas, talvez não tenha percebido o que Lucas está dizendo aqui. Cristo já está com o corpo glorificado. Ele já tinha subido para o Pai (Jo 20:17). Não era mais humano. Sua obra já estava consumada. (Jo 19.30). Todo poder no céu e na terra lhe pertenciam (Mt 28:18). 

Porque Cristo, depois de ter vencido a morte, ainda operava por meio do Espírito Santo??? Você pode dizer: “É óbvio… Pai, Filho e Espírito Santo formam a Santíssima Trindade…”

Mas, não há aqui uma sugestão de interdependência??? Parece não haver autonomia, mas sim uma eterna relação harmoniosa de sujeição, subordinação e aceitação entre a Trindade.

Que mentira horrível a serpente contou na queda de Adão, insinuando que o homem sendo igual a Deus seria independente. Jamais seremos. A partir do novo nascimento, temos a vida eterna e somos para sempre morada do Espírito Santo. (I Cor 3.16). Não somos de nós mesmos (I Cor 6.19).

   Fazendo uma introspecção, eu me pego pensando: Por que às vezes digo não ao Espírito Santo??? Por que o entristeço??? (Ef 4.30) Por que não ando o tempo todo segundo o Espírito??? Por que não vivo constantemente de acordo com Ele??? (Rm 8.4-5). (Gl 5.25).

Façamos uma auto-análise para refletirmos como tem sido a nossa vida cotidiana. Se Cristo fazia tudo por meio do Espírito, então por que costumamos agir de acordo com a nossa vontade, como se fôssemos autônomos??? Como se não precisássemos de Deus???

Somos todos pecadores e herdeiros da natureza pecaminosa de Adão. Por isso, infelizmente, sempre tendemos a pecar, mesmo sabendo que estamos errados. “Nem mesmo compreendemos o nosso modo de agir, pois não fazemos o que preferimos, e sim o que detestamos. Quanto ao nosso interior, concordamos de coração com a lei de Deus, mas existe uma lei diferente agindo naquilo que fazemos, uma lei que luta contra aquela que a nossa mente aprova. Ela nos torna prisioneiros da lei do pecado que age em nossos corpos. Então gritamos desesperados: Quem nos livrará deste corpo que nos leva para a morte?” (Rm 7.14-24).

Cristo é a resposta: “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. “ (Rm 8.1).

“A lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, nos livrou da lei do pecado e da morte. Se vivermos de acordo com a natureza humana, morreremos espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus matarmos as nossas ações pecaminosas, viveremos espiritualmente.” (Rm 8.13).

Apesar da nossa desobediência momentânea, estamos certos de que o Espírito nos sustentará até o instante em que estaremos para sempre com o Senhor. Nossa salvação não vem do que fazemos e sim do que Deus fez em nós através do Espírito Santo que nos foi dado. Podemos afirmar que “pela graça somos salvos, por meio da fé e essa salvação não vem de nós, é um presente maravilhoso e gratuito de Deus.” (Ef 2.8-9).

Deixemo-nos guiar pelo Espírito hoje. Alegremo-nos Nele, sejamos unidos Nele e por Ele, a fim de agradarmos a Deus e alcançarmos o fim para o qual fomos predestinados: “sermos conforme a imagem de Cristo”. (Rm 8.29). Abandonemos todo orgulho e sejamos como Cristo: manso e humilde (Mt 11.28), obediente até a morte, para depois ser exaltado. (Fp 2.8). O Espírito nos garante que nada irá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Rm 8:39). Nossa segurança é eterna.

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações…” (Hb 3:7-8).

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:22).

 

Até a próxima!!!!

Deus o abençoe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.