No capítulo 6 do seu Evangelho, Lucas nos conta que num dia de sábado, Jesus curou um homem da mão atrofiada, enfurecendo os fariseus. Após isso, Cristo retirou-se para um monte a fim de orar. Atravessou toda a noite em oração.
No outro dia, Cristo tomou uma atitude surpreendente. Vejamos: Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos: Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.
No versículo que estamos estudando hoje, Lucas se refere a este acontecimento quando diz: “Escrevioprimeirolivro, óTeófilo, relatandotodasascoisasqueJesuscomeçouafazereaensinar,atéaodiaemque, depoisdehaverdadomandamentosporintermédiodoEspíritoSantoaosapóstolosqueescolhera, foielevadoàsalturas.” (At 1.1-2).
Cristo tinha diversos discípulos, no entanto Ele escolheu apenas doze para apóstolos. Para que não houvesse nenhuma dúvida, Lucas cita o nome de cada um deles. Assim, o autor não permite que mais ninguém, a não ser aqueles que ele mesmo cita posteriormente (Matias e Paulo) sejam chamados de apóstolos.
A escolha dos apóstolos não foi um simples ato de improviso. Cristo orou a noite inteira. Percebe a grandeza desse acontecimento???
Estava em jogo aqui a construção, o fundamento da Igreja. Paulo chama os apóstolos de “coluna” e diz que a Igreja estava edificada sobre a doutrina deles:
“Edificadossobreofundamentodosapóstolosedosprofetas…” Ef 2:20. “…Tiago, CefaseJoão, queeramreputadoscolunas… “Gl 2.9.
Os apóstolos não eram somente plantadores de igrejas. Eles foram os responsáveis pela consolidaçãodo cristianismo, mesmo que isso tenha lhes custado a própria vida.
Defenderam a humanidade e a deidade de Cristo. Desvincularam o cristianismo do judaísmo. Tiraram o véu que cobria o Antigo Testamento e provaram que Jesus Cristo era o Messias esperado pelos judeus. Mostraram a todos que Moisés e os Profetas sempre apontaram para Cristo. “ ExpondoedemonstrandoqueconvinhaqueCristopadecesseeressuscitassedentreosmortos. EesteJesus, quevosanuncio, diziaele, éoCristo.” At 17:3.
Infelizmente, o que temos hoje é a usurpação do título e a da autoridade dos apóstolos de Cristo.
A igreja Católica, por exemplo, acredita na sucessão apostólica. Segundo a doutrina católica, o papa é o sucessor de Pedro no governo da Igreja e o Vigário de Cristo na terra. “Petri Apostoli Potestatem Accipiens”, isto é, “aquele que recebe autoridade do apóstolo Pedro”.
Outros como os mórmons, neopentecostais e afins tem constituído novos apóstolos para si.
Tenho uma sugestão para todos:
“AatitudedevocêsdevesersemelhanteàquelaquenosfoimostradaporJesusCristo, queemborasendoDeus, nãoexigiunemtampoucoSeapegouaseusdireitoscomoDeus, maspôsdeladoseuimensopoderesuaglória, ocultando–sesobaformadeescravoetornando–secomooshomens. ESehumilhouaindamais, chegandoaopontodesofrerumaverdadeiramortedecriminosonumacruz.” Fp 2.5-8.
Você se considera líder, apóstolo ou algo mais??? Viva como servo (escravo) de Cristo. Não se apegue a títulos ou a autoridade que você acredita ter direito. Ao contrário, considere os outros como seus superiores. Abra mão de seus poderes pessoais, orgulhos e vaidades. Tudo isso é passageiro, fútil.
Aprendamos algo interessante. Os autores das Cartas do Novo Testamento sempre se apresentavam como servos. Observe: PAULO, servo de Jesus Cristo… Rm 1:1; TIAGO, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo… Tg 1:1; SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo… II Pd 1:1; JUDAS, servo de Jesus Cristo… Judas 1:1; Revelação de Jesus Cristo… a JOÃO seu servo… Ap 1:1.
Fica aqui a pergunta: o que é mais importante: ser servo ou ser apóstolo??? Ora, para ser apóstolo, obrigatoriamente eles tinham que ser servo.
Segundo o próprio Cristo, paraseromaiordetodos, éprecisoserservo. Masaquelesqueseachamgrandes, sofrerãodesapontamentosehumilhação; eaquelesquesehumilhamserãoengrandecidos. Mt 23.11-12.
Qual é o resultado de ser servo??? … DeusOelevouatéàsalturasdocéueLhedeuumNomequeestáacimadequalqueroutronome. Fp 2.9.
Espere somente mais um poucodetempoevocêtambémseráelevadoàsalturascomCristoeteráumnovonomeeumtítulomuitomaisimportantedoqueapóstolo, líderoucoisaparecida.
Façamosassim. EsperemoscompaciêncianoSenhorenotempooportunoseremosexaltados…
Atéapróxima!!!
Deusnosabençoe!!!
Notas
1. LLOYD-JONES, D. Martin Romanos – ExposiçãosobreCapítulo 1 – OEvangelhodeDeus. São Paulo: Editora PES – Publicações Evangélicas Selecionadas, 1998.
2. BíbliaViva.
3. http://www.cacp.org.br/catolicismo
4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sucessãoapostólica
Administrador do Justificação pela Fé.