505 Anos da Reforma Protestante

Olá pessoal,

em comemoração aos 505 Anos da Reforma Protestante, postaremos  aqui um breve panorama da Epístola aos Romanos e imagens  especiais.

1)  PANORAMA

2) IMAGENS ESPECIAIS

3) LIÇÕES DE  ROMANOS 1.16-17

O justo viverá só pela fé justificadora em Cristo.

16- Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus1Co 1.18 para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
17- Porque a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: “O justo viverá por fé.”

Aplicações: Como o justo viverá pela fé?
1. O justo viverá a poderosa justiça de Deus imputada nele pela fé justificadora
Ela o fará crescer no arrependimento, no abandono de seus pecados, e na obediência ao Evangelho até a volta de Cristo. Por isso, se cremos Nele, não podemos nos envergonhar do Evangelho(2Tm 1.12), pois conhecemos aquele em quem temos creio e temos a certeza de que ele é capaz de guardar nossa salvação até o dia de sua volta!

2. O justo viverá pela fé em Jesus e não pelo medo de perder a salvação
Em Cristo temos um advogado fiel. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9). Deus que tem poder para nos salvar, tem poder para perdoar aquele que arrependido chegar aos pés de Cristo.

3. O justo viverá pela fé em Jesus e não pelo medo da perseguição
Lutero teve coragem de defender o Evangelho diante de muitos prejuízos que o esperavam. Ele foi expulso da igreja onde congregava, foi perseguido e tentaram matar ele. Mas pela fé ele enfrentou e venceu o medo, pois encontrou segurança em Cristo. Pois “felizes são os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5.10).

4. O justo viverá pela fé em Jesus e não pelo medo do futuro
A ansiedade, o medo da morte, do próximo governo, ou de ser ridicularizado por ser contra o Halloween, a prática homossexual, o progressismo, o feminismos, o machismo, etc, não tirarão a nossa paz com Deus, porque “uma vez que pela fé fomos declarados justos, temos paz com Deus por causa daquilo que Jesus Cristo, nosso Senhor, fez por nós. Foi por meio da fé que Cristo nos concedeu esta graça que agora desfrutamos com segurança e alegria, pois temos a esperança de participar da glória de Deus” (Rm 5.1).

Em  Cristo e  com amor,
Pr. Paulo Corrêa