14 – Fé Salvadora

1. A graça da fé é uma obra do Espírito de Cristo nos corações1 e por ela os eleitos são habilitados a crer para a salvação de suas almas. Normalmente essa obra é lavrada pelo ministério da Palavra de Deus. 2 E com a Palavra, a administração do Batismo, a Ceia do Senhor, a oração e outros meios designados por Deus, a fé é aumentada e fortalecida. 3

[1]
2Co.4.13: Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri, por isso é que falei, também nós cremos, por isso também falamos, …

Ef.2.8: Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus;

[2]
Rm.10.14,17: Como, porém, invocarão aquele em que não creram? e como crerão naquele de quem nada ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

E, assim, a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo.

[3]
Lc.17.5: Então disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.

1Pe.2.2: … desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação, …

At.20.32: Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.


2. Por esta fé o cristão crê ser verdadeiro tudo quanto é revelado na Palavra4 a qual se reveste da autoridade do próprio Deus. E também reconhece a sobreexcelência da Palavra, acima de todos os escritos e todas as demais coisas neste mundo 5 – por ela demonstrar a glória de Deus nos atributos de Deus; a excelência de Cristo na natureza e nos ofícios de Cristo; o poder e a plenitude do Espírito Santo nas obras e operações do Espírito.

Reconhecendo tudo isso, o cristão é capacitado a confiar sua alma irrestritamente à verdade assim crida; 6 e a reagir coerentemente, segundo a índole de cada passagem em particular: prestando obediência aos mandamentos; 7 tremendo ante as ameaças; 8 e abraçando as promessas de Deus para esta vida e a que há de ser. 9

Mas os atos mais importantes da fé salvadora relacionam-se diretamente a Cristo: aceitar a Cristo, recebê-lo, e confiar exclusivamente nEle para a justificação, a santificação e a vida eterna, conforme as disposições do pacto da graça. 10

[4] At.24.14: Porém, confesso-te isto: que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao Deus de nossos pais, acreditando em todas as cousas que estejam de acordo com a lei, e nos escritos dos profetas, …

[5] Sl.19.7-10: A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor e fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração; o mandamento do Senhor é o puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos. São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar de favos.

Sl.119.72: Para mim vale mais a lei que procede de tua boca, do que milhares de ouro e prata.

[6] 2Tm.1.12: … e por isso estou sofrendo estas cousas, todavia não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

[7] Jo.15.14: Vós sois os meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.

[8] Is.66.2: Porque a minha mão fez todas estas cousas, e todas vieram a existir, diz o Senhor, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

[9] Hb.11.13: Todos estes morreram na fé, sem Ter obtido as promessas, vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.

[10] Jo.1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome.

At.16.31: Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e tua casa.

Gl.2.20: … logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

At.15.11: Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram. 


3. Esta fé pode ter graduações diferentes, ser mais forte ou mais fraca. 11 No entanto, assim como as demais graças salvadoras, e mesmo se for pequeníssima, ela é de um tipo e de uma natureza diferentes daquela fé e da graça comum que os seguidores professos possuem. 12Por isso, mesmo que seja muitas vezes atacada e enfraquecida, a fé salvadora sempre alcança a vitória. 13 Ela existe em muitas pessoas, crescendo para a plena certeza da esperança, 14 mediante Cristo, que é o autor e também o consumador da nossa fé. 15

[11] Hb.5.13,14: Ora, toda aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.

Mt.6.30: Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Rm.4.19,20: E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, …

[12] 2Pe.1.1: Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram a fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

[13] Ef.6.16: … embrançando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

1Jo.5.4,5: … porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é o que vence o mundo senão aquele que crê em Jesus o Filho de Deus?

[14] Hb.6.11,12: Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando até o fim a mesma diligência para a plena certeza da esperança; para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daquele que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.

Cl.2.2: … para que os seus corações sejam confortados, vinculados juntamente em amor, e tenham toda riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, …

[15] Hb.12.2: Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

 

 Fonte: Fé Para Hoje – Editora Fiel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.