Lectio Divina?

Lectio divina é um método de leitura-orante da Bíblia. É ler a Bíblia não tanto para acumular conhecimento, mas como uma forma de diálogo com Deus. (Sandro Baggio, Projeto 242).
 
É uma pratica muito necessária e dependente do Espírito Santo, no meu entendimento. Todas as vezes que executo esse método, sou surpreendido por Deus em meus devocionais. Chego a ficar ansioso pelo dia seguinte para ver o que Deus falará comigo. Uma coisa é ler, por exemplo, o  verso Salmos 91.12 – “Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra”. Lendo simplesmente esse texto, entendemos o que ele diz. Mas, quando nós LEMOS, MEDITAMOS e ORAMOS, aprofundamos nossa experiência com Deus.O resultado de VIVERMOS o texto é incrível!! Deus fala conosco de maneira mais profunda. Vai além das palavras impressas. Existem maneiras diferentes de praticar tal método, porém, gostaria de registrar a forma como fazemos como uma sugestão:

Primeiro: Separar um texto pequeno, uma pequena perícope ou apenas um verso. Feito isso, orar para que o Espírito Santo abra nosso entendimento sobre o texto para falar conosco.

 Segundo: Ler atentamente, com prazer e com fome, saboreando as palavras como alimento espiritual. Ler  o texto pelo menos três vezes, para ouvir cada palavra. Dando especial atenção ao(s) verso(s) ou palavra(s) que lhe chama(m) atenção. Escutar o que o texto fala conosco.

Terceiro: Meditar no que essa(s) palavra(s) significa(m) para nós. Que versos ou palavras falam mais à nossa situação hoje? Como temos vivido em relação a ela(s)?

Quarto: Usar essa(s) palavra(s) para falar com Deus. Quando não sabemos o que orar, elas nos nortearão na oração. Se possível, escrever essa oração, usando argumentos e palavras influenciadas pela Palavra de Deus.

Quinto:  Colocar em prática o que Deus falou conosco. 

Por exemplo:

Salmos 11.1 – “No Senhor me refugio. Como então vocês dizem à minha alma: Fuja como um pássaro para o seu monte?”. A palavra “refugio” foi a que mais me chamou atenção no meu momento de oração no dia 04/05/2020. Como resultado, usando referências bíblicas, influenciado por pedidos, necessidades e problemas daquele dia, escrevi a seguinte oração de acordo com que o Espírito Santo agiu no meu coração:

Senhor, abra meus olhos para eu observar onde está a minha segurança. Pois, nos momentos de angústia, depressão, tristeza, medo, ameaças, não adianta eu voar para lugares inseguros. Somente em ti posso encontrar verdadeira paz e segurança! Para onde eu poderia fugir em momentos tão tensos da minha vida, como pandemias, quarentenas, desempregos, fome, brigas familiares, … ? Fugiria para os jogos, filmes, celular, computador, rua, bebida, drogas, prostituição ou suicídio.? Nenhuma opção dessas é mais segura do que Tu Senhor! Não me deixe perder tempo procurando refúgio em lugares inúteis! Quando Satanás me oferecer “outro caminho”, ele ouvirá dos meus lábios: No Senhor Jesus estou seguro, na sua Palavra e na sua presença é o meu porto seguro! Tu Jesus, és meu único caminho, única verdade e única vida onde há salvação e paz! Só em ti há segurança, esperança e paz para sempre! Amém.  

Com certeza, se eu tivesse praticado esse método com esse mesmo texto no dia de hoje, a oração seria outra. Mesmo que três ou mais pessoas lessem o mesmo texto, haveria resultados diferentes. Deus fala conosco de maneiras distintas e de forma particular. Meu desejo é que o Espírito Santo de Deus continue falando através da sua Palavra para a glória Dele somente! Amém.

 
Fontes: