Lectio Divina?

Lectio divina é um método de leitura-orante da Bíblia. É ler a Bíblia não tanto para acumular conhecimento, mas como uma forma de diálogo com Deus. (Sandro Baggio, Projeto 242).
 
É uma pratica muito necessária e dependente do Espírito Santo, no meu entendimento. Todas as vezes que executo esse método, sou surpreendido por Deus em meus devocionais. Chego a ficar ansioso pelo dia seguinte para ver o que Deus falará comigo. Uma coisa é ler, por exemplo, o  verso Salmos 91.12 – “Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra”. Lendo simplesmente esse texto, entendemos o que ele diz. Mas, quando nós LEMOS, MEDITAMOS e ORAMOS, tudo muda. O resultado de VIVERMOS o texto é incrível!! Deus fala conosco de maneira mais profunda. Vai além das palavras impressas. Existem maneiras diferentes de praticar tal método, porém, gostaria de registrar a forma como fazemos como uma sugestão:
 
Primeiro: Separar um texto pequeno, uma pequena perícope ou apenas um verso. Feito isso, orar para que o Espírito Santo abra nosso entendimento sobre o texto para falar conosco.
 
Segundo: Ler atentamente, com prazer e com fome, saboreando as palavras como alimento espiritual. Ler  o texto menos três vezes, para ouvir cada palavra. Dando especial atenção ao(s) verso(s) ou palavra(s) que lhe chama(m) atenção. Escutar o que o texto fala comigo.
 
Terceiro: Meditar no que essa(s) palavra(s) significa(m) para mim. Que versos ou palavras falam mais à minha situação hoje? Como tenho vivido em relação a ela(s)?
 
Quarto: Usar essa(s) palavra(s) para falar com Deus. Quando não sabemos o que orar, ela(s) nos nortearão na oração. Se possível, escrever essa oração, usando argumentos e palavras influenciadas pelo conhecimento da Palavra de Deus.
 
Quinto:  Colocar em prática o que Deus falou comigo. 
 
Por exemplo: Salmos 91.12 – “Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra”. A palavra “sustentarão” foi a que mais me chamou atenção no meu momento de oração no dia 04/05/2020. Como resultado, usando referências bíblicas, influenciado por pedidos, necessidades e problemas daquele dia, escrevi a seguinte oração de acordo com que o Espírito Santo agiu no meu coração:
 
Senhor, desde o livro de gênesis vemos o teu cuidado e proteção através desses seres angelicais, e sabemos em apocalipse que eles também ajudarão a separar o joio(os que negam teu nome) do trigo(os que creem em ti, Jesus)! Tua Palavra está repleta de testemunhos maravilhosos sobre eles. Como é bom saber que tu Senhor me sustenta em tuas mãos para jamais deixar de ser teu! Pois, eles me sustentarão porque tu sustentas a minha vida! Jesus, morreste na cruz em meu lugar para me sustentares com vida por toda a eternidade. Pela fé, estou unido a ti, e para sempre serei teu. Por isso, me arrependo dos meus pecados diante da tua Palavra e do teu Santo Espírito que não sustentam meu orgulho e pecados. Nenhum pecado se sustenta diante do teu Poder! Tua salvação conquistada na cruz venceu até a morte! Então, posso confiar que tu me sustentarás até o fim, pela fé em ti! Sim, em breve estarei junto de ti nos novos céus e terra! Ressuscitarei no último dia, porque tu me sustentarás até esse grande dia! Será o melhor dia que existirá depois do nascimento do Salvador há milhares de ano! Jesus, em ti confio e descanso, porque me sustentas para sempre! Peço-te pelos meus familiares, amigos, conhecidos e inimigos que se arrependam dos seus pecados e encontrem sustento em ti Jesus! Amém.
 
Com certeza, se eu tivesse praticado esse método com esse mesmo texto no dia de hoje, a oração seria outra. Mesmo que três ou mais pessoas lessem o mesmo texto, haveria resultados diferentes. Deus fala conosco de maneiras distintas e de forma particular. Espero em Deus ter ajudado na sua oração com essa singela sugestão e que o Espírito Santo de Deus continue falando através da sua Palavra para a glória Dele somente! Amém.
 
Fontes:
 

Comentários