Jesus usa seus pastores para conduzir sua igreja no Evangelho

Jesus confiou aos seus pastores a responsabilidade de conduzir sua igreja no Evangelho, para seu povo crescer em: 1.Arrependimento de pecados; 2.Fidelidade a Deus; 3.Santificação e 4.Perseverança em Confessar Cristo. Quem tem ouvidos, ouça o Espírito de Deus!

1.Crescer no Arrependimento de pecados envolve em não deixar o primeiro amor – as boas obras praticadas no inicio da nossa fé em Cristo (Ap 2.4-5) e no abandono de pecados. Não devemos deixar de pregar e viver o Evangelho, mesmo que tenhamos outras responsabilidades como famílias, faculdade, trabalho, etc. O arrependimento para salvação só é possível para aqueles que nasceram de novo pela fé em Cristo. Então, se somos nova criatura em Cristo, somos capazes pelo poder do Espírito Santo de Deus de crescermos no arrependermos de nossos pecados e deixá-los por causa de Cristo (2Co 5.17). Se temos 1, 2, 3, … ou mais anos de justificados, precisamos ser capazes de nos arrependermos de mais pecados e de deixá-los, se compararmos aos nossos primeiros meses de convertidos.

2. Crescer na Fidelidade a Deus envolve em a cada dia ter menos medo de sofrer por causa da nossa fé em Jesus . Dores e sofrimentos sempre existirão até que Ele volte, mas tenhamos bom ânimo! Cristo venceu o mundo(Jo 16.33) e a morte (1Co 15.55-58)!  Quando crescermos na fé em Cristo, teremos menos medo do sofrimento e da morte. Perseveremos fiéis até a morte, vale a pena! Após a nossa morte em Cristo, receberemos a coroa da vida! A Vida Eterna!

3. Crescer na Santificação implica abandonar os pecados e esforçar-se para pecar cada vez menos. Tanto os pecados com consequencias mais graves (idolatria, homossexualidade, prostituição, imoralidade sexual) como os outros menos graves, devem igualmente ser deixados e evitados. É a luta (Rm 7.14-8.1) do salvo até a morte! Embora ainda sejamos pecadores depois de justificados, o crescimento na santificação jamais deixará de existir (saiba mais aqui). Alguns crescerão mais em uma área do que outros, mas o que todo crente justificado pela fé tem em comum, é que, apesar das nossas falhas, todos nós cresceremos na santificação até a morte, porque a justiça de Jesus foi creditada em nós pela fé em Cristo (Rm 5.1), foram justificados! A morte e ressurreição de Jesus foram fundamentais para nossa justificação. Por meio da fé exclusiva em Jesus, todos os crentes estão unidos com Ele em Sua morte e ressurreição (Efésios 2:6; Colossenses 2:12, 3:1). A ressurreição de Cristo é a prova definitiva de que Deus Pai aceitou plenamente o sacrifício de Seu Filho pelos nossos pecados, redirecionando Sua graça e perdão para aqueles que creem em Cristo. A ira de Deus contra nossos pecados foi completamente satisfeita por Cristo, e todos os que nele confiam foram justificados pela fé em Jesus SOMENTE, e, portanto, perdoados e adotados como filho de Deus para sempre!

4. Crescer na Perseverança em confessar Cristo como nosso Deus, Salvador e Filho de Deus até a morte! Isso é alcançado através do nosso constante esforço em viver de acordo com o Evangelho (Hb 4.11; 1Co 15.58; 1Tm 4.15; Cl 1.29).  Se uma pessoa que se diz crente tiver a ousadia de negar Jesus nesta vida depois de um tempo, então ela vivia uma mentira, confessavá-o da boca para fora, então Deus a negará no final, porque é isso que os mentirosos encontrarão no final. Mas, quem foi justificado pela fé em Cristo, não há mais condenação para eles (Rm 8.1)! Apesar de suas dores e falhas (podem perder batalhas, mas não a guerra), os justificados nunca negarão a Cristo e constinuarão crescendo no arrependimento, santidade, confessando Cristo e lutando até a morte para obter a vitória final, a coroa da vida.

Tenhamos cuidado! Muitos falsos profetas/mentirosos surgirão em nosso meio tentando mudar o que o Evangelho afirma, resistamos a eles! Deus tem o inferno preparado para eles, enquanto nós, que perseverarmos fiéis a Cristo até a morte, teremos a vida eterna. Amém!

Em Cristo e com Amor,
Pr. Paulo Corrêa