Como saber se tenho a vida eterna?

“Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. Efésios 2.8-10

A Palavra de Deus nos mostra três meios pelos quais Deus  nos assegura de que temos a vida eterna:

  1. Se acreditamos nas promessas, é porque Deus nos deu a Fé  para a vida eterna que vem somente Dele. Por exemplo: Se você acredita na promessa em João 6.37 é porque você tem a fé que vem de Deus: “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”.
  2. Se o Espírito de Deus testemunha com o nosso espírito que somos filhos de Deus, é porque Deus nos deu a Fé para a vida eterna. Em Romanos 8.15-16 diz: “Porque vocês não receberam um espírito de escravidão, para viverem outra vez atemorizados, mas receberam o Espírito de adoção, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus”.
  3. Se percebemos a obra transformadora do Espírito em nossa vida, é porque Deus nos deu a Fé para a vida eterna. Por exemplo:  Nossa relação com o pecado mudou? Se reconhecemos que somos pecadores e que necessitamos de um Salvador,  então é porque recebemos a Fé. Se isso é verdade, passamos a lutar diariamente contra nossa natureza pecadora.  Como está escrito em 1Coríntios 9.23-27: “Tudo faço por causa do evangelho, para ser também participante dele. Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”. 

Comentários