( )Certo ( ) Errado
2ª) Pergunta: Se você aprendeu sobre isso, então é de seu conhecimento que a salvação é somente pela fé em Cristo, o FILHO DE DEUS. Quando nos arrependermos dos nossos pecados e crermos em Cristo, somos salvos do inferno em definitivo. Concorda? (1 pts)
( )Certo ( ) Errado
3ª) Pergunta: Ser justificado pela fé tem um valor poderoso na nossa vida. Uma vez salvos, pela fé em Cristo, nada do que você faça poderá contribuir para a perda da salvação (Jo 10.28). Pois, a fé salvadora é um instrumento dado por Deus (Ef 2.8) para chegarmos a Cristo e sermos salvos por Ele. Nossa salvação é GARANTIDA e COMSUMADA pelas OBRAS de JESUS. Sua igreja ensinou isso? (1 pts)
( )Certo ( ) Errado
4ª) Pergunta: O salvo nunca usará essa VERDADE como desculpa para PECAR. Ao contrário, ficará ALEGRE! Pois, descobrirá que verdadeiramente foi salvo sem merecimento e que sua vida de fato está nas mão do Senhor. Outra, o salvo em Cristo foi liberto do domínio do pecado, agora ele é escravo de Cristo. Desde o momento em que foi salvo até sua morte, ou se for arrebatado antes, ele está no processo de santificação. Esse processo é crescente no salvo. Ou seja, se você tem 10 anos de crente, então hoje você odeia mais o pecado e já venceu muitos pecados, e ainda continuará a vencer outros. Os católicos confundem santificação com a justificação.
Para os Católicos: FÉ + OBRAS (meio pelo qual a pessoa é justificada) → JUSTIFICAÇÃO
Para os Protestantes: FÉ → JUSTIFICAÇÃO + OBRAS (demonstram para nós e para os outros que fomos salvos)
Por isso eles acreditam que podem perder a salvação se não ajudarem(são obrigados a fazerem boas obras para garantirem a justificação e salvação) a Jesus na salvação deles!
Enquanto que o salvo faz as boas obras como resultado da sua salvação. Pois, o objetivo principal de se fazer as boas obras agora parte do amor derramado por Deus em nossos corações. Certo? (4 pts)
( )Certo ( ) Errado
Então? Passou no teste? Nota 10? Agora que você sabe que não pode perder a salvação, vai continuar se santificando e fazendo boas obras? Ou vai voltar as práticas que de fato você nunca deixou (pois na verdade você não tem amor a Deus, e sim medo de perder a salvação e acredita que pelas suas forças poderá mudar sua situação) ?
Amado(a), só Deus pode mudar uma pessoa. Se você realmente se arrependeu dos seus pecados e creu em Cristo, você é uma nova criatura! Lembre-se: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (2Co 5.17 ; Gl 6.5 ; Gl 2.16)
Por fim, temos a garantia de Cristo: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.“ (Jo 10.27-29)
Espero que você tenha passado no teste, caso contrário: Arrependa-se dos seus pecados agora! E receba a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador.
Em Cristo e com amor,
Paulo Corrêa
Integra a equipe de pastores do presbitério da Igreja Batista Reformada de Brasília, Águas Claras/DF. Fundador e Editor do Ministério Justificação pela Fé. É formado em Teologia Livre pelo Seminário Martin Bucer/SP, pós-graduado em Pregação Expositiva e mestrando em Teologia Sistemática pela Faculdade Teológica Reformada de Brasília/DF. É Casado com Pâmela Corrêa, com quem tem uma filha, Ana Corrêa.
Para convites para ministração, acesse: http://tiny.cc/jl5trz