Dias difíceis no DF, esse clima seco e quente tem contribuído muito para doenças respiratórias… Geralmente nosso corpo tende a ficar mais fragilizado por causa desse clima, no entanto nem todos dependem de um clima assim para terem sinusite, dor de cabeça, etc…tem gente que adoece em qualquer situação, por isso sou levado a crer que ficar doente depende muito mais da predisposição do nosso corpo do que do clima propriamente dito. Pensando nisso, gostaria de usar essa diferença entre Clima e Predisposição para nos ajudar a entender a diferença que existe entre Provação e Tentação.
As provações trabalham nosso caráter e no processo, dependo da situação, podemos ser tentados, mas isso ocorre devido ao nosso coração corrompido pelo pecado e não porque estamos sendo provados. Pois, assim como não precisamos de clima ruim para ficarmos doentes, também não precisamos passar por provações para enfrentarmos tentações.
A provação vem de Deus, mas a tentação não. Se as provações se tornam tentações é por causa do coração corrompido do ser humano e não por causa de Deus. Pois, as tentações, conforme nos ensina a Bíblia, nascem da nossa natureza corrompida que é estimulada por Satanás e pelo mundo.
Tiago(Irmão de Jesus) lembra sobre isso:
“Quando tentado, ninguém deve dizer: Sou tentado por Deus, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo. Então o desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, após se consumar, gera a morte.” Tg 1.13-15
Integra a equipe de pastores do presbitério da Igreja Batista Reformada de Brasília, Águas Claras/DF. Fundador e Editor do Ministério Justificação pela Fé. É formado em Teologia Livre pelo Seminário Martin Bucer/SP, pós-graduado em Pregação Expositiva e mestrando em Teologia Sistemática pela Faculdade Teológica Reformada de Brasília/DF. É Casado com Pâmela Corrêa, com quem tem uma filha, Ana Corrêa.
Para convites para ministração, acesse: http://tiny.cc/jl5trz