Esse é o PRINCIPAL ensinamento bíblico (doutrina) que diferencia os protestantes dos católicos. Se você aprendeu sobre isso, então é de seu conhecimento que a salvação é somente pela fé em Cristo, o FILHO DE DEUS. Quando nos arrependermos dos nossos pecados e crermos em Cristo, somos salvos do inferno em definitivo e sem merecimento!
Ser justificado pela fé tem um valor poderoso na nossa vida. Uma vez salvos, pela fé em Cristo, nada do que você faça poderá contribuir para a perda da salvação (Jo 10.28). Pois, a fé salvadora é um instrumento dado por Deus (Ef 2.8) para chegarmos a Cristo e sermos salvos por Ele. Nossa salvação é GARANTIDA e COMSUMADA pelas OBRAS de JESUS.
O salvo nunca usará essa VERDADE como desculpa para PECAR. Ao contrário, ficará ALEGRE! Pois, descobrirá que verdadeiramente foi salvo sem merecimento e que sua vida de fato está nas mão do Senhor. Outra, o salvo em Cristo foi liberto do domínio do pecado, agora ele é escravo de Cristo. Desde o momento em que foi salvo até sua morte, ou se for arrebatado antes, ele está no processo de santificação. Esse processo é crescente no salvo. Ou seja, se você tem 10 anos de crente, então hoje você odeia mais o pecado e já venceu muitos pecados, e ainda continuará a vencer outros. Os católicos confundem santificação com a justificação.
Para os Católicos: FÉ + OBRAS (meio pelo qual a pessoa é justificada) → JUSTIFICAÇÃO
Para os Protestantes: FÉ → JUSTIFICAÇÃO + OBRAS (demonstram para nós e para os outros que fomos salvos)
Por isso, os católicos acreditam que podem perder a salvação se não ajudarem(são obrigados a fazerem boas obras para garantirem a justificação e salvação) a Jesus na salvação deles! Enquanto que o salvo faz as boas obras como resultado da sua salvação. Pois, o objetivo principal de se fazer as boas obras agora, parte do amor derramado por Deus em nossos corações.
Seguem as semelhanças e as diferenças entre a Justificação e a Santificação, extraídos do artigo do Teólogo Frankin Ferreira1:
1) Semelhanças:
- Procedem originalmente da graça gratuita de Deus. É somente por motivo de Seu dom que os crentes chegam a ser justificados e santificados.
- Fazem parte da grandiosa obra de salvação que Jesus Cristo, dentro do pacto eterno, resolveu realizar em favor do Seu povo. Cristo é a fonte da vida, de onde fluem tanto o perdão dos pecados quanto a santificação. A raiz de cada uma dessas coisas é Jesus Cristo.
- Podem ser encontradas nas mesmas pessoas. Aqueles que são justificados, também são sempre santificados; aqueles que são santificados sempre foram justificados. Deus uniu essas duas realidades espirituais, e elas não podem ser separadas uma da outra.
- Começam ao mesmo tempo. No momento em que uma pessoa começa a ser um crente justificado, também começa a ser um crente santificado. Talvez ela não sinta isso, mas é um fato.
- São igualmente necessárias à salvação. Ninguém jamais chegou ao céu sem um coração renovado acompanhado pelo perdão, sem a graça do Espírito Santo acompanhada pelo sangue de Cristo, sem estar devidamente preparado para a glória eterna e ao mesmo tempo ser possuidor do título que lhe dá direito a ela.
2) Diferenças:
Justificação | Santificação |
É a declaração de Deus que um homem é justo, com base nos méritos de um outro homem, a saber, o Se- nhor Jesus Cristo. |
É o desenvolvimento progressivo da justiça no interi- or do homem, mesmo que ocorra muito lentamente. |
A retidão que recebemos mediante a nossa justifica- ção, não é nossa própria, mas é a perfeita eterna reti- dão do nosso grande Mediador, Jesus Cristo, atribuída a nós e tornada nossa somente através da fé. |
A retidão que temos, por meio da santificação, é a nossa própria retidão, insuflada, inerente, em nós operada pelo Espírito Santo, embora misturada com grande debilidade e imperfeição. |
As nossas próprias obras não desempenham qualquer papel, e a simples confiança em Cristo é a única coisa que se faz mister.
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As nossas próprias obras revestem-se de vasta impor- tância; Deus ordena que lutemos, vigiemos, creiamos, nos esforcemos e labutemos.
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É uma obra terminada e completa, e um crente está perfeitamente justificado a partir do instante em que crê.
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É uma obra imperfeita, comparativamente falando; jamais será aperfeiçoada enquanto não chegarmos ao céu.
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Não admite qualquer desenvolvimento ou aumento; um homem está tão justificado na hora em que vem a Cristo, mediante a fé, como o será por toda a eterni- dade.
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Tem natureza eminentemente progressiva, admitindo um crescimento e uma ampliação contínuos, enquanto o crente estiver vivo.
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Tem uma referência especial à nossa pessoa, à nos- sa posição diante de Deus, à nossa libertação da culpa.
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Está especialmente relacionada à nossa natureza e à renovação moral dos nossos corações.
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Confere-nos o direito de ir para o céu, bem como a ousadia de ali ingressar. |
Torna-nos adequados para habitar no céu, capacitan- do-nos a usufruir dele quando ali estivermos habitando. |
É um ato de Deus a nosso respeito, não podendo ser facilmente percebido por outras pessoas. |
É uma obra de Deus dentro de nós, não podendo ser ocultada em suas manifestações externas aos olhos dos homens. |
Amado(a), só Deus pode mudar uma pessoa. Se você realmente se arrependeu dos seus pecados e creu em Cristo, você é uma nova criatura! Lembre-se: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura. Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (2Co 5.17 ; Gl 6.5 ; Gl 2.16)
Por fim, temos a garantia de Cristo: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.“ (Jo 10.27-29)
Notas:
[1] Acessar o link: http://ticobarros2010.vilabol.uol.com.br/TSistAlaneFranklin.pdf
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